QUEM CONTROLA SUA HISTÓRIA?

Tempo de leitura: 3 minutos

QUEM CONTROLA SUA HISTÓRIA? “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap.1:8; 11;17).

“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último”.

“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:17,18).

INTRODUÇÃO

Imagem de ThiagoCI por Pixabay

Eis um resumo deste capítulo 1 de Apocalipse:

  • A revelação é de Jesus (1);
  • Mas O autor e doador da revelação é Deus (1).
  • O Outorgante é Jesus. Aquele “tem poder para transferir, consentir e outorgar”. Ele é o Mediador único e absoluto (1 Tm 2.5,6).
  • O meio de entrega é por notificação a João, através de um anjo (mensageiro 1). Uma solenidade por meio de sinais simbólicos (ver 1.1,2).
  • O escritor é João, irmão, companheiro na aflição, no reino e na paciência de Jesus Cristo (4,9). Reconhecido.
  • O Destinatário: As Sete Igrejas da Ásia – Sete é símbolo de totalidade e de plenitude. Assim, o livro é para a totalidade das igrejas do Senhor. O que foi dito para aquelas sete valem para todas as outras em todos os tempos e lugares.

João saúda a igreja com a paz do Eterno Deus e Pai, e do Espírito Santo, e de Jesus Cristo (4,5). Algo que só a igreja pode ter (Jo 14.17).

Aqui está a Trindade Santa sem o drama da confusão sobre a unidade. É o mesmo Deus de Ex 3.14, o EU SOU.

Tudo que foi dito até agora nos ensina que Deus tem o controle da história e está conduzindo-a para um fim glorioso para sua igreja. Então o nosso título é uma pergunta:

QUEM CONTROLA SUA HISTÓRIA, IGREJA?

1-É Deus Pai

v.8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8; 11;17).

Ex 3.14, O EU SOU. AUTO EXISTENTE, NÃO TEM COMEÇO E NEM FIM. ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE, IMUTÁVEL, SANTO, JUSTO, AMOROSO E BOM.

Ele é a origem da obra de criação, e da salvação e também do novo começo.

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. Isaías 65:17

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”. Apocalipse 21:5.

Com as palavras do verso 8 Deus autentifica a revelação de Jesus Cristo, isto é, empenha a palavra dele garantindo que tudo há de se cumprir, como dizem: Ipsis litteris.

2-É o Espírito Santo

Sete espíritos significa a natureza e obra do Espírito Santo:

Conforme Is 11.2: E repousará sobre ele (Messias) o:

(1) Espírito do Senhor,

(2) o espírito de sabedoria

(3) e de entendimento,

(4) o espírito de conselho

(5) e de fortaleza,

(6) o espírito de conhecimento

(7) e de temor do Senhor.

1- Jesus – A fiel testemunha,

2-O primogênito dentre os mortos (Ap. 13.8: E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo; Ef. 1.4 elegeu nele antes; 1 Pe. 1.20 em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo).

3-O Príncipe dos reis da terra (Ap. 19.16¹⁶ E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores).

4-O que nos ama (presente contínuo).

5-O que nos lavou dos nossos pecados.

6-Nos fez reinos e sacerdotes para Deus (Ex 16.6; 1 Pe. 2.9).

A ele a glória e o poder para todo sempre. Amém (6).

Uma das primeiras palavras é conforto, estimulo e força: Não Temas (1.17).

Leia também: A IGREJA APROVADA: PÉRGAMO 2


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta