Significado Salvador da História de Israel

Tempo de leitura: 3 minutos

O Significado Salvador da História de Israel sempre esteve presa por um fio de esperança. Quando tudo parece perdido, Deus vem com a salvação.

Significado Salvador da História de Israel na História da Família de Noemi e Rute

Vimos que Rute votou de Moabe arrasada, sem marido, sem filhos e sem condições de sustento.

Mas, ela voltou com Rute, que quis acompanhá-la.

Rute ao chegar foi procurar trabalho, a sorte dos diligentes. Encontrou na propriedade de Boaz oportunidade de respigar. Não perdeu tempo.

Ela não sabia quem era Boaz. Ela foi trabalhar ali por “casualidade” (2.3).

Mas eis que Boaz era um dos dois remidores possíveis. Ou seja, ela era um dos que recaia a responsabilidade da lei de amparar a viúva e suscitar descendência ao marido morto, para que seu nome não fosse apagado de Israel (Rt 2.20).

Para os hebreus, os mortos continuam a existir em sua descendência, e usufruem das bênçãos prometidas por Deus.

Então, Rute, a estrangeira moabita foi um fio de esperança para manutenção da história da família de Elimeleque e Noemi.

Além da família, ela, como veremos, foi instrumento que Deus usou para trazer o Salvador ao mundo, pois Jesus foi ancestral de Rute com Boaz. Dela nasceu Obede, de Obede Jessé e de Jessé, Davi. E na família de Davi veio Jesus.

Foi assim que Deus cumpriu a promessa de nunca faltar descendente de Davi sob o trono de Israel. Veja o texto:

“Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.

Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.

Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.

Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre”(2 Sm 2.12-16).

Onde Está O Salvador

Então você pergunta, mas onde está o rei sobre o trono de Davi agora? O rei está no céu, mas um dia voltara e se assentará como dominador não somente sobre Israel, mas sobre toda a terra (Mt 19.20).

Mas quando Rute e Noemi voltaram, ao entrarem na cidade as mulheres da cidade chamaram-na Noemi (Doçura). Ela replicou: Não me chamem Noemi. Chamai-me Mara (amargura – 1.20).

Agora, porém, ela com o neto no colo, as mulheres cantaram:

Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será resgatador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” (Rute 4.14,15).

O consolador e resgatador é um antítipo de Messias. Assim como um resgatador tirava alguém do abandono e do fracasso nesta vida, o Messias (Cristo) viria para tirar o pecado do mundo e ser o nosso Salvador.

Boaz foi o resgatador da família falida de Elimeleque e Noemi. Obede (servo) foi o consolo e a restauração de significado para Noemi. Dessa família nasceria o Cristo Salvador para consolar nossas almas.

Leia também: Santo Verdadeiro Tem Chave de Davi


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta