Tempo de leitura: 3 minutos
“Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Rm. 12.14).
Em 1974 estreou o filme Death Wish (Desejo de Matar). O filme foi grande sucesso, de forma que teve o 1,2,3,4 e 5.
Paul Kersey (Charles Bronson) se torna justiceiro depois que sua esposa foi brutalmente assassinada. Então ele ficou conhecido como “O justiceiro da Noite”, porque sua atividade de vingança era sempre à noite.
O filme foi uma resposta à falência no sistema judiciário que não punia, mas beneficiava bandidos criminosos. Aqui no Brasil, claro, fez muito sucesso e ainda é muito assistido até hoje, embora por aqui o sistema judiciário seja perfeito, impecável!
Esse tipo de filme sempre faz muito sucesso: Os vingadores, O Protetor, O justiceiro… As pessoas estão sempre com muito Desejo de Matar. Em grande parte isso se deve às injustiças crescentes neste mundo; e a injustiça cresce porque há injustos na liderança.
Entretanto, o cristão tem uma ordem expressa para não procurar vingança. Romanos 12.19 diz: ‘Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.’
Imagem de Christine Schmidt por Pixabay
Está claro, então, que a vingança pertence a Deus, e Ele vingará todas as injustiças e todos os atos de violências: homicídios, roubos, assaltos, violências sexuais, assassinatos, feminicídios, etc.
Deus julgará porque Ele é Juiz de toda a terra; Ele é o Senhor (Gn 18.25, Sl 24.1).
Além disso, vimos no nosso texto bíblico inicial a ordem: Abençoai… Abençoai…. Ela não aparece repetida por acaso, mas é uma ênfase que reforça o mandamento.
Esse mandamento, diriam alguns que nos dias atuais gostam de questionar os mandamentos apostólicos: “Não não de Deus e nem de Cristo, mas do apóstolo Paulo.”
Mas temos, então, o mandamento do próprio Cristo no capítulo 6, especialmente o versículo 28 de Lucas. Jesus manda: “Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.”
No referido capítulo, assim como em Mateus 5 e 6, há vários mandamentos que podemos resumir assim: “Amem os que vos odeiam, aceitem o prejuízo e a injustiça por minha causa, assim como eu assumi a culpa de vocês e perdoei vocês. Essa ideia é expressa por Paulo em 1 Cor. 6.7.
Esse tipo de pensamento é completamente incompatível com este mundo, mesmo tendo um grande número de cristãos. Por isso, o cristianismo não funciona com tanta eficácia: não cura, salva, não transforma quase nada.
Na incompreensão de tal mandamento do Senhor, “grandes mentes” têm sugerido até reinscrever as Escrituras para que ela diga coisas que tais mentes julgam mais justas para o contexto de hoje. Querem uma Bíblia cheia de justiça humana, filosófica, sociológica e política; com um Deus caricaturado.
Mas é compreensível, pois os tais não têm poder de transformar suas próprias mentes, porque não têm o Espírito de Deus (Rm 8.9), não são cristãos verdadeiros. Mas, falando de cristão verdadeiros, esses receberam o poder de serem feitos filhos de Deus (Jo 1.11,12), e foram capacitados para obedecer a Deus. Então, aos cristãos vem a ordem: Abençoai! Abençoai!
Porém, vemos tantas esquizofrenias no meio cristão evangélico (falo com vergonha) que de vez em quando recebo notícias de “crentes super poderosos” que amaldiçoam até mesmo cristãos de outros segmentos denominacionais, porque pensam diferente deles; imagino os incrédulos e malignos.
Entretanto, a ordem permanece: Abençoai! Abençoai!
Assista ao Vídeo no Meu Canal no Youtube. Clique Aqui.
Leia também: A Mulher que Amas
Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.