Amor Cristão em Ação

Tempo de leitura: 5 minutos

Amor Cristão em Ação: Exemplo Inspirador que serve de modelo para a vida cristã. Que amor é esse? Como praticar o amor cristão em nossa vida? Também apresentarei um panorama resumido da palavra amor na Bíblia, 4 tipos de amor.

No final do poste, apresentarei exemplo de uma igreja em que a amor cristão faltou e as consequências que ela teve de sofrer por causa disso.

Enfatizo, também, a lição mais preciosa para nós hoje.

Amor Cristão em Ação e Sua Importância

Muitos cantam sobre o amor, por exemplo: amor sem limites, amor de verdade, amor profano, amor eterno, amor verdadeiro, etc.

Mas será que tudo que dizem os poetas sobre o amor é verdade? Será que a nossa sociedade sabe o que é amor verdadeiro? Qual o verdadeiro amor que rege todas as coisas e que dá sentido à vida?

Isso é importante, porque em 1 Co 13 diz que nada tem valor sem o amor.

Breve explicação sobre o conceito de amor cristão.

Vinícios de Moraes cantou: “Eu sei que vou te amor por toda minha vida vou te amor…”. Conversando com um amigo sobre essa música, ele disse que Vinícios amou nove mulheres da mesma forma.

Amar é isso? Talvez sim, mas não é amor cristão. Faço um breve relato sobre a palavra amor na Bíblia.

Nas Escrituras Sagradas, as palavras usadas para exprimir “amor” podem variar de acordo com o contexto. Vou resumir aqui em poucas palavras. Mas se você quiser conhecer mais, vou deixar o link de acesso para meu blog na descrição deste vídeo, onde você vai encontrar um artigo mas completo sobre o assunto.

4 Tipos de Amor.

1 Phileo: “Gostar de”, “amar” é o amor amigo, entre parentes, e amor pela humanidade. Esta palavra inicialmente foi usada com significado de “afeição”, “hospitalidade. Os seus derivados se empregam com sentidos gerais, tais como philos (amigo), philema (um beijo). Dela vem a palavra filosofia, amor ao conhecimento. Felipe vem de philos (amigo, amante) + hippos (cavalo), significando, portanto, “Aquele que ama cavalo”.

Exemplo: Rm12.10: Amai-vos cordialmente (fhilos: amor + adelphos: irmãoamor aos irmãos) uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

2 Stergo: É o amor entre pais e filhos, amor entre líderes e liderados, como também, amor do cachorro pelo seu dono. Exemplo:

Rm1.31: Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural (stergo) irreconciliáveis, sem misericórdia.

2 Tm3.3: Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.

3 Erao: É amor eros do desejo, anelo e anseio entre um homem e uma mulher. É o amor sensual. Igual a Eros, deus do amor (mitologia grega) – Não ocorre no NT.

4 Agapao: “Amar” ou “amor”; Substantivo: Ágape. Indica  generosidade de uma pessoa para com outra ou de Deus para com o homem.

A LXX preferiu usar agapao a qualquer outra palavra, por encontrar nela significado mais condizente com o ensino geral das Escrituras.

Com especial atenção para seu uso quanto à graça de Deus (charis). Ou seja, seu amor inabalável (hesed), que é a caridade de Deus por Israel, em sintonia com ‘ahaba, amor eletivo de Deus pelo seu povo.

Exemplo: Jr 31.3: Porquanto com amor eterno te amei (‘ahaba), por isso com benignidade (hesed) te atraí.

Amor Cristão em Ação: O Exemplo Inspirador

Mas, na verdade, saber o significado dessas palavras não acrescenta muito quando olhamos para a maior expressão de Amor Cristão em Ação que É Exemplo e Inspirador no Novo Testamento.

Eu considero o modelo de amor cristão absoluto para aplicarmos em nossas vidas diárias

O amor de Cristo. Segundo o próprio Jesus: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13).

E isto é ainda mais significativo quando avaliamos o que 1 Pedro 3:18:

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”.

Sobre isso disse, também o Apóstolo Paulo em Romanos 5.7,8:

Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

A vida e obra de Cristo é a expressão maior do amor de Deus por nós, não há exemplo mais inspirador do que esse.

Ele padeceu fielmente para cumprir a missão de expiar nossos pecados. Seu amor foi inabalável, imutável. Sua fidelidade foi constante tanto para com o Pai quanto para conosco.

João 13:1 diz: Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Exemplo Negativo

A igreja de Éfeso (Ap 2.1-8) partiu para guerra contra o pecado sem a mais necessária arma: o amor. Sem amor é tudo em vão (1 Cor 13).

Amor Cristão em Ação: Recapitulação

Então, nós tratamos dos conceitos vazios de amor, falamos de 4 usos diferentes de amor na Bíblia, e demonstramos a maior prova de amor, maior expressão de amor, o que define todo amor de Deus: A vida e obra de Jesus Cristo.

Agora, em João 15:12 Jesus nos desafia dizendo: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Assista este Conteúdo no YouTube e Inscreva-se no Meu Canal. Clique Aqui.

Saiba mais sobre amor e outros conteúdos acessando os links na descrição deste vídeo.

Inscreva-se no canal, deixe seu like e ative o sininho para receber notificações de novos conteúdos.

Aprenda mais sobre AMOR Cristão em Ação em 5 Linguagens do Amor


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta