DOENÇAS ESPIRITUAIS E CURA DIVINA

Tempo de leitura: 8 minutos

DOENÇAS ESPIRITUAIS PRECISAM DE CURA DIVINA. Quais os profissionais dessa área? Na compreensão bíblica seriam os cristãos. Eles estão cumprindo sua missão?

DOENÇAS ESPIRITUAIS: Um Exemplo em Lucas 13.10-17

Imagem de beasternchen por Pixabay

Em Lucas 13 de 10 a 17, o evangelista narra o episódio da cura de uma mulher que andava encurvada há dezoito anos. Então, vamos partir desse episódio para abordar a obra espiritual da igreja em alguns aspectos.

O que devemos notar sobre a narração de Lucas? Veja, o verso 10 menciona o dia em que isso aconteceu. Foi num sábado.

PODEMOS CURAR NO SÁBADO OU O HOSPITAL ESTARÁ FECHADO?

Mas, o que tinha o dia a ver com a cura? É porque na Lei de Moisés o sábado era dia santo em que não era permitido trabalhar (Ex 31.13-18). Quem fosse pego fazendo alguma obra nesse dia era morto.

Por isso, havia regras explicitas do que se podia ou não fazer no sábado. Porém, essa lei passou a ser mais severa quando em algum momento entre o ano 500 a.C. e o primeiro século antes de Cristo surgiu o judaísmo.

Por quê? Porque o judaísmo tinha como líderes os sacerdotes, o sumo-sacerdote ou rabinos. Os rabinos produziram a Mishná, integrada ao Talmud (Um volume com vários livros com leis e regulamentos rabínicos, tradições e costumes).

As intenções dessa obra literária eram boas, mas se perderam no tempo e no espaço, porque elas eram interpretações da Lei escrita, tanto quanto, da lei oral, e continham acréscimos ou modificações que acabavam por anular a Lei e o espírito da mesma.

Por exemplo, Jesus disse aos escribas e fariseus: “E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus (Mt 15.6).

Então, a lei do sábado no tempo de Jesus era muito mais rígida por que continham acréscimos das interpretações rabínicas que distorciam a Palavra de Deus.

Ao mesmo tempo, o poder sacerdotal ganhou dimensões políticas partidárias, ou seja, jogo de poder e autoridade, tornando-os hipócritas. Eles exigiam do povo o que eles mesmos não praticavam. Veja, como exemplo Mateus, capítulo 23.

DIA DE CURAR DOENÇAS ESPIRITUAIS

Então, no dia de sábado, dia de reunião na sinagoga, estava uma mulher que a há dezoito anos sofria possessa de um espírito de enfermidade, sem de modo algum se endireitar (v. 11).

Pergunta: Quem deveria tratar de doenças espirituais? Pessoas espirituais, claro. O sumo-sacerdote, os sacerdotes, os rabinos, ou seja, os que eram líderes espirituais do povo. Eles eram os médicos.

Porém, as pessoas continuavam doentes e sem tratamento nem no sábado e nem em dia nenhum.

Creio que a mulher possessa de enfermidade que a deixava encurvada não foi na sinagoga pela primeira vez. Ela devia ir todos os sábados, pelo menos. Era costume das pessoas frequentarem as reuniões. Também era comum encontrar possessas na sinagoga (Mc 1.21-27, 39).

Entretanto, a mulher sofria há dezoito anos sem encontrar cura, e no dia que encontrou a cura em Jesus, os que deveriam tê-la curado, repreenderam a ela e as demais pessoas dizendo que não era dia de trabalhar (curar) no sábado (14).

Porém, o sofrimento de dezoito anos daquela mulher terminou quando Jesus a viu, e chamou-a, e disse: Estás livre da tua enfermidade. Ele imediatamente se endireitou. Jesus impôs as mãos sobre ela, ela deu glória a Deus.

Como que pessoas espirituais podem achar ruim a operação de cura espiritual? É que a fama e a autoridade, como escreveu alguém, envilece o homem. O poder político e religioso corrompe a muitos.

Esta é uma das razões, também, porque muitos religiosos e religiões estão perdendo autoridade perante o povo. Porque diante de Deus já se perderam há muito tempo.

Jesus expôs a hipocrisia deles (v15). Eles trabalhavam no sábado para salvar suas ovelhas, seu jumento ou seu boi, para levar-lhes a beber água. Por que não livrar uma filha de Abraão cativa de Satanás há dezoito anos?

Os opositores se calaram, e saíram envergonhados (v 17).

OS TRANSMISSORES DA CURA DIVINA HOJE

Quem deve curar as doenças espirituais hoje? A resposta é a mesma: os espirituais, lógico. Mas, quem são os espirituais?

A resposta é: pessoas que já foram tratadas por Jesus Cristo; pessoas que têm relacionamento com Deus através de Jesus Cristo; Pessoas que formam a igreja de Cristo, seu corpo sacerdotal aqui na terra. Eu não acredito em nenhuns outros médicos espirituais.

Caso me digam que há outros, eu os considerarei falsos, pois só as pessoas tratadas pelo Médico dos médicos podem tratar outros doentes.

Vejo por aí, muitos tratamentos espirituais baseados em acordo com demônios e crenças supersticiosas que podem até dar uma sensação de problema resolvido, mas mantém as pessoas cativas do medo, sob as ameaças do mal. Por exemplo, ameaçam de que o rompimento com as forças do mal trará morte. Coisas assim, que só levam à opressão e à desgraça final.

Uma Missão Contínua

A missão de curar doenças físicas e espirituais é sem fim; durará enquanto o mundo existir. Neste contexto esta a igreja de Jesus Cristo, que é formada por aqueles que ele escolheu, e que ouvem a voz dele (Jo 10.14).

Embora a missão da igreja não seja propriamente curar enfermidades físicas, e sim, pregar o evangelho do Reino, ajudar os que sofrem em todos os sentidos faz parte de sua obra no mundo (Mt 10.8).

Já as enfermidades espirituais só uma igreja autêntica do Senhor pode curar verdadeira. A autoridade do Senhor está sobre a igreja através do Espírito Santo para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8).

O preocupante é que aumentou o número de igrejas dizendo-se do Senhor, mas que não demonstra autenticidade para tratar doenças espirituais. Ou seja, igrejas no nome, mas não na realidade. Por outro lado aparecerem outras oferecendo curas por dinheiro, ou seja, falsas igrejas.

Assim sendo, continuamos tendo muitos doentes não só frequentando os cultos, mas sim, sendo membros atuantes na igreja. Por quê? Porque não estão considerando o Corpo do Senhor (Igreja) com dignidade. Paulo acusou: “Por causa disso há entre voz muitos fracos e doentes” (1 Co 11.30). E também, não estão exercitando o que Tiago mandou? (Tg 5.16).

Assim como no caso da mulher encurvada que frequentava a sinagoga semanalmente e não encontrava cura, muitos estão frequentando e trabalhando nas igrejas todos os dias doentes. Pastores estão se suicidando, pessoas vivem oprimidas anos e mais anos sem encontrar remédio. Sentam-se ruins nos bancos para os cultos e saem pior. Por quê?

Com certeza que há muitas respostas, mas quero abordar apenas uma: A presença de Deus. Se a presença de Deus não for junto não adianta ir a lugar nenhum, não há nada a fazer neste mundo (Jo 15.15; Êx 33.15).

Há muita confusão na igreja pós-moderna. Muitas, nas melhores das intenções, se lançam a realizar as obras para Deus, e acham que Deus está junto, como Marta, irmã de Lázaro e Maria, amigos de Jesus (Mt 10.40,41). Fazer boas obras para Deus nem sempre significa aprovação de Deus. Deus tem de vir antes sempre. Não se pode trocar a obra pelo Senhor da obra. Também não importa o que você faz, mas sim o que você é.

Desta forma, a principal obra da igreja e manter-se unida ao Senhor. Haverá sempre muitos desafios a isso. Satanás sempre buscará cisão entre a igreja e o Senhor. Ele sabe que nisto esta a derrota da igreja.

Para vencer está batalha, a igreja precisa de duas coisas básicas antes de quaisquer obras. Nestas duas coisas há cura para igreja e para o mundo: Oração e Palavra de Deus, Bíblia. Observe que as reuniões de oração são sempre pouco frequentadas, as orações são sempre curtas e vazias, sem coração, sem intenção e sem propósito.

Observe, também, que as pregações são igualmente vazias de palavras de Deus, mas com muitas mensagens motivacionais e de crescimento material e de sucesso. Já não se fala mais de pecados, e este é o que traz dor física, emocional e espiritual.

Além disso, as pregações são curtas e servem apenas como uma etiqueta do culto. Ninguém mais chora seus pecados, mas, choram de dor no pecado, cultivando pecados e achando que por estar na igreja, são a igreja. Até pode ser, mas não estão agindo como igreja.

Ou seja, há muitas igrejas doentes. Por isso não podem curar. Lamentavelmente.

Leita também: Jesus Tem O Ensino Superior


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta