O Amor Entre Duas Mulheres

Tempo de leitura: 2 minutos

O Amor Entre Duas Mulheres é um drama bíblico que se expressou de tal forma que serve como modelo para o casamento.

Essa Aliança de Amor Entre Duas Mulheres é a linda história de Rute e Noemi, no Antigo Testamento. Uma aliança tão forte que serve para os votos do casamento até nos dias de hoje.

Imagem de Natalia Lavrinenko por Pixabay

O Amor Entre Duas Mulheres Dentro do Contexto do Velho Testamento

Então, a história marcou o drama de uma família de Israel que se migrou para a terra de Moabe, por causa de uma crise de fome.

O patriarca da família, Alimeleque migrou para Moabe com sua esposa, Noemi, e seus dois filhos, Malom e Quiliom.

Porém, tanto Alimeleque quanto seus dois filhos faleceram. Com isso, Noemi e suas duas noras, Rute e Ofra ficaram desamparadas, pois naquele tempo, as viúvas não tinham seguro social e nem pensão. Os mantenedores da viúva, caso o patriarca faltasse, eram os filhos. Mas estes também faleceram.

Noemi, então, ouviu que Deus tinha abençoado a Israel, a crise de escassez de alimento tinha passado, e havia fartura em sua terra.

Po isso, ela insistiu que suas noras voltassem para a casa dos pais delas. Assim poderiam ser sustentadas e casarem de novo, vivendo entre o povo delas e seus deuses.

Ofra voltou, mas Rute insistiu em permanecer com Noemi, apesar de não terem nenhuma esperança de sobreviverem.

O texto bíblico na Linguagem de Hoje diz assim:

— Veja! — disse Noemi. — A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela.Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!” (Rute 1.15-16).

Então, percebemos que havia uma ligação espiritual e emocional muito forte entre Rute e Noemi. Ligação esta que muitos deturpam dizendo que elas eram lésbicas.

Claro que isto só cabe na mente daquelas pessoas que, como dizia a personagem da Escolinha do Professor Raimundo, Dona Bela: “Só pensam naquilo”.

Isto é o que significa usar o texto como pretexto, pois basta verificar o próprio desenrolar da história de Rute e Noemi para vermos que tal entendimento não se aplica.

Por exemplo, o tratamento era similar entre mãe e filhas (Rute 1.13). Além disso, Noemi se empenha em ajudar Rute a encontrar um remidor, no caso, marido, o qual veio a ser Boaz (Rute 2.20-23; 3.1-5).

Assim, por causa da aliança forte de amparo e proteção entre sogra e nora, usa-se até hoje, o voto de Rute a Noemi como os votos de casamento.


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta