Pessoas da Família de Jesus

Tempo de leitura: 9 minutos

Pessoas da Família de Jesus. “Livro da Genealogia de Jesus Cristo”, é assim que Mateus começa seu Evangelho, e relata pessoas improváveis de serem aceitas.

Qual A Importância do Livro da Genealogia de Jesus Cristo?

O “Livro da Genealogia de Jesus Cristo“, conforme o Evangelho de Mateus, creio eu, inspirado pelo Espírito Santo traz muitas lições. Mas, particularmente a respeito da genealogia de Jesus, conforme está no capítulo 1.1-17, o que podemos ver nela através de um olhar superficial?

Pessoas da Família de Jesus Que Eram Improváveis

Recentemente escrevi sobre “pessoas que Deus usa”. Quais são as pessoas que Deus usa? Por que isso é importante dentro da Genealogia de Jesus?

Imagem de Djane Daviss por Pixabay

1 Deus Usa Pessoas Fora de Seu Povo

Então, pensando nisso, encontramos pessoas que foram aceitas dentro da história de Israel, e se tornaram grandes nomes indiscutíveis. Dentre esses estão Raabe e Rute, por exemplo.

Raabe

Raabe fora uma prostituta cananeia que morava nos muros de Jericó. Provavelmente uma sem teto que construiu sua casa no muro da cidade.

Mas, ela escondeu e ajudou os espiões enviados por Josué para fazer um levantamento da cidade (Js 2). E ainda buscou uma aliança com os israelitas de que ela e sua família seria salva quando eles invadissem a cidade.

Então, na conquista de Jericó Raabe e sua família foram salvas e aceitas no meio de Israel, claro, vivendo sob as leis israelitas, a Lei de Moisés, de não ter outros deuses, e todos os demais mandamentos, Estatutos e Testemunhos.

Rute

A outra personagem foi Rute, a Moabita. Uma personagem brilhante, com uma história marcada pela fidelidade e compromisso com as pessoas e com Deus.

Por isso, digo, por sua marca, Rute foi protagonista da salvação da história de Elimeleque e Noemi. Tendo ela e Noemi ficado viúvas, Rute veio a ser esposa de Boaz que, por sinal, era filho de Raabe (Rt 4.21; Mt 1.5).

Mateus deixa claro e parece enfatizar que estas estrangeiras fazem parte da Genealogia de Jesus, e que isso era aceito normalmente dentro da história.

Entretanto, os judeus dos tempos de Jesus eram separatistas: Nós somos gente; os outros são gentios ou gentalhas; Nós somos limpos, os outros são sujos; nós somos de Deus, os outros, do diabo.

Cornélio

Por isso não entravam na casa de um gentio, e foi preciso Deus dar uma visão a Pedro para ele aceitar ir na casa de Cornélio, um gentio temente a Deus (At 10).

Mas, chegando lá e falando à família, e amigos de Cornélio, o Espírito Santo desceu sobre eles. Então Pedro compreendeu que Deus não faz acepção de pessoas (Dt 10.17; At 10.34).

Pois bem, o Livro da Genealogia de Jesus Cristo tem essa mensagem: Deus não faz acepção de pessoas, conquanto que essas pessoas aceitem ser trabalhadas por Ele. Também, ensina que Jesus não é só para os israelitas ou judeus, mas para todas as famílias da terra, conforme Deus tinha dito a Abrão quando o chamou (Gn 12.1-3): Em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Pessoas com Feridas Marcantes

Todos os personagens têm história das quais podemos tirar lições. Mas quero abordar três para tirarmos lições. Um deles é Tamar. Quem foi ela?

Tamar (Palmeira)

A história começa com Judá tomando uma mulher cananeia como esposa. Começou com rebeldia, pois isso era proibido por Deus. O israelita deveria casar-se com mulher israelita.

A mulher teve três filhos. O mais velho se chamava Her, e o pai lhe arranjou uma esposa. O nome dela era Tamar. Porém, Her era mau aos olhos do Senhor e, por isso, Deus o matou (Gn 38.7). Ele morreu sem deixar descendência.

Entretanto, uma lei dizia que o irmão deveria ter relações com a cunhada para dar descendência ao irmão falecido(Gn 38.9,10).

Porém, Onã, o outro filho de Judá, não querendo dar descendência a seu irmão falecido tinha relações com Tamar, mas derramava o sêmen fora. Isso era mau procedimento perante Deus. Por isso, Deus o matou também.

Judá tinha outro filho mais moço, Sela. Então pediu a Tamar para voltar para a casa do pai dela e esperar até Sela crescer e se tornar adulto. Então, Sela a tomaria como mulher.

Tento Sela crescido, e não sendo ela dada a ele, ela sabendo que Judá, agora viúvo, iria à cidade de Timna, vestiu-se de prostituta e ficou à beira do caminho.

Então Judá a viu e propôs ter relações com ela. Ela aceitou, mas ele não tinha com que pagar na hora. Ela pediu garantias. A garantia foi o selo, o cajado e o cordão de Judá. Ele teve relações com ela sem saber quem ela era, pois estava disfarçada de prostituta. Ela, então, engravidou dele.

Quando Judá soube que ela estava grávida quis condená-la à morte queimada viva (Gn 38.24). Então ela mandou mensageiro com o cajado, selo e o cordão dizendo: Estou grávida do homem de quem eram essas coisas. Reconhece-as?

Então Judá reconheceu que aquelas coisas era dele e que ele é quem a havia engravidado. Ele, então, reconheceu-a como justa, e ele, injusto.

Pois bem, desse drama nasceram gêmeos: Perez e Zerá. E Perez e Tamar constam na genealogia de Jesus (Mt 1.3).

Uma mulher que foi casada com um homem mau ao ponto de Deus o matar, teve como segundo marido outro também perverso e morto por Deus.

Ela foi injustiçada pelo sogro, e quase condenada a morte. Mas ela fez parte da família de Jesus, onde há aceitação, cura, perdão e salvação.

Pessoas da Família de Jesus Improváveis Em Israel

Davi, Batseba e Salomão

Esses três personagens estão entrelaçados, pois se trata de pai, mãe e filho. Só que, o filho foi o segundo fruto do adultério de Davi com Batseba, mulher de Urias. O primeiro, Deus não permitiu viver, como punição ao casal.

Notem que o pecado foi de Davi, principalmente. Ele era o rei instituído por Deus e era homem. Sobre o homem por si só já recai maior responsabilidade perante Deus, quanto mais sendo rei. Ele deveria ser o exemplo.

Entretanto as consequências do pecado recaiu sobre toda a família de Davi, como também, todo Israel.

Davi, entretanto, conhecia a fraqueza de Deus. Isto é, ele sabia que Deus não resiste a um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17). Então ele se quebrantou perante Deus com sinceridade, e orou pedindo perdão e para que Deus não retirasse dele o Espírito Santo (Salmo 51).

Deus o perdoou, mas não sem as consequências do pecado, que respingou em toda sua família. Em 2 Sm 12.10 está a punição. A espada nunca se afastaria da casa de Davi.

Salomão

Depois, Salomão que reinou após a morte de Davi, começou bem, mas depois bancou o menino todo poderoso. Então Deus retirou dele o reino, porém não no seu tempo, mas no reinado do filho Roboão. Isto, por amor a Davi.

Entretanto, Salomão seguiu o caminho do pai quanto à reconciliação com Deus nos seus últimos dias. Ele deixou um conselho para seu filho:

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Ec 12.13,14).

Pois bem, lá estão Davi, Batseba e Salomão incluídos na genealogia de Jesus. Ou seja, Deus enviou Jesus a essa família cheia de problemas e pecados, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1.21).

Este foi apenas um breve resumo das pessoas que Deus usa. O objetivo é demonstrar que Deus, e somente Deus, tem o coração aberto e todo poder para tratar de quaisquer pessoas, de qualquer pecado. Não importa, sejam essas pessoas israelitas ou estrangeiras e muito erradas na vida, mas que estejam prontas a aceitar a soberania dele.

2 O Livro da Genealogia de Jesus Cristo Faz Conexão do Antigo com o Novo Testamento

E essa Conexão do Antigo com o Novo Testamento significa dizer que a História não terminou, que Deus ainda está trabalhando para cumprir as PROMESSAS feitas aos patriarcas, a Moisés e a Davi de enviar o Messias, que em grego significa CRISTO.

Então depois de cerca de 400 anos, Deus quebra o silêncio com o ministério profético de João, o Batista (Mac 1.1-8), e também com o anjo anunciando a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1.26-31).

O grande ensino é que Deus não esquece suas promessas e não abandonou entregues ao mal. Ele veio habitar entre nós trazendo-nos salvação.

E com isso, Mateus tenta demonstrar aos seus patrícios Judeus que Jesus é o Cristo.

O Livro da Genealogia de Jesus Cristo em Forma Didática

Uma escritura em forma mnemônica, didática de 14 em 14 gerações. Partindo de Abraão a Davi, 14 gerações; de Davi ao exílio babilônico, 14, e do Exílio babilônico a Cristo, 14 gerações.

Assim, ficaria mais fácil lembrar e ensinar. As gerações são tomadas de um nome importante de destaque dentro da história a outro igualmente notável

Leia também: Jesus Tem O Ensino Superior


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta