Santo Verdadeiro Tem Chave de Davi

Tempo de leitura: 4 minutos

Santo Verdadeiro Tem Chave de Davi. É assim que Jesus se apresenta em Apocalipse 3.7-13, na sexta carta à Igreja de Filadélfia. Mas, qual o significado dessa declaração?

“Santo Verdadeiro Tem Chave de Davi” Três Mensagens

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Jesus É Essencialmente Santo

Em primeiro lugar, a palavra “Santo” aqui deve ser tomado no seu sentido real absoluto. Isto é, Jesus não é Santo porque foi santificado e nem beatificado por religião ou personalidades humanas quaisquer. Ele é Santo porque este é seu atributo moral. A santidade é intrínseca de Jesus, porque Ele é Deus.

Então, Santo aqui tem o sentido próprio absoluto. A santidade é da natureza de Deus. É integrante de seu caráter. E Jesus é Santo.

Jesus É Essencialmente Verdadeiro

Além de Santo, Jesus é, também, Verdadeiro. De fato, Ele já havia declaro ser a verdade (Jo 14.6). E aqui mais uma vez quando o sentido é também absoluto. Jesus é a verdade no sentido mais iluminado, mais elevado, algo que foge ao entendimento da mente mais brilhante do mundo.

Notamos, também, que o fato de Jesus ser verdadeiro, Ele está em contraste com os mentirosos e com o anticristo ou falso cristo. Por isso, Jesus diz que fará os falsos e mentirosos prostrarem-se diante da igreja e reconhecer que “Eu te amei” – Diz Ele (9).

Daí, quem anda na fé em Jesus Cristo, anda na verdade. Quem não anda na fé em Jesus, anda na mentira. Simples assim.

Pelo menos três vezes no livro Jesus é o Verdadeiro (3.7; 6.10; 19.11). Lembrando que Apocalipse usa linguagem simbólica e três significa PERFEIÇÃO DIVINA.

Jesus É Rei Legítimo

Aqui, então, esta legitimidade está na chave de Davi. Vejamos o significado da chave de Davi. O que é isto?

Em Isaías 22.21 e 22 está escrito uma profecia sobre o Messias:

E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá.

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.”

Esta promessa foi feita para Eliaquim que substituiu Sebna, o administrador presunçoso que quis ter um túmulo de rei. Por isso, Deus o destituiu e elevou Eliaquim a administrador, e lhe prometeu autoridade real.

Jesus tomou estas palavras para Si, pois lhe são próprias. Ele é o rei descendente de Davi, por isso, com a chave de Davi.

Esta promessa de Deus a Eliaquim está relacionada com o que prometeu, também, a Davi em 2 Sm 7.12-16, de nunca lhe faltar sucessor no trono de Israel.

Assim sendo, “a chave de Davi” significa autoridade real, identidade real, poder real, e, legitimidade para reinar. O poder está nas mãos de Cristo (Is 9.6).

Isto quer dizer que Jesus, e tão somente Jesus, tem o poder e autoridade legítimo para abrir a porta do céu ou fechá-la para quem Ele quiser. Não é Pedro. Não é igreja nenhuma. Nenhuma doutrina ou ciência. Não é judaísmo. “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”, disse Jesus (Mt 28.18). Daí, quem quiser entrar no céu tem de crer somente, e tão somente, em Jesus.

Por isso, Jesus diz à igreja que pôs diante dela uma porta aberta que ninguém pode fechar. Ele disse que a igreja tinha pouca força, mas guardou a palavra dele (8).

Pode ser um pequenino grupo de pessoas, mas se reunido em Cristo, está sendo assistido por Ele e recebe as garantias de salvação oferecidas por Ele.

Então, estes que creem terão o nome de Deus, que significa possessão, propriedade particular de Deus, e estarão no santuário de Deus no céu (12).

Os crentes também terão sobre eles “o nome da cidade do meu Deus”, disse Jesus (12). Isto significa cidadania celestial, da “nova Jerusalém que desce do céu vinda de Deus” .

Quando isto se cumprir, então se cumprirá também a oração ensinada por Jesus; “Venha o teu reino e seja feita tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10).

E assim os crentes no novo reino terão o novo nome de Jesus Cristo de Jesus. O novo nome indica selo de propriedade exclusiva de Jesus, como também, a nova identidade dos salvos na glória eterna.

Leia também: Israel Corrupção Moral e Espiritual


Descubra mais sobre Pr Odivan Velasco

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta